Arcon discute sobre acessibilidade no Ministério Público do Estado

Enviado por ascom em seg, 12/12/2022 - 13:48

A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (ARCON-Pa) participou nesta quarta-feira (07), no Auditório do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional- (CEAF), da palestra “Igualdade é diferente de Equidade”, uma promoção da Comissão Permanente Multidisciplinar de Acessibilidade do Ministério Público do Estado do Pará. O objetivo do evento é promover uma reflexão acerca da garantia de direitos e promoção da acessibilidade às pessoas com deficiência.

Na ocasião, a ARCON-Pa realizou a entrega de cerca de 40 carteiras de gratuidade para pessoas com deficiência cadastradas em Belém, o documento garante o acesso nas viagens realizadas no transporte intermunicipal. A diretora de Controle Financeiro e Tarifário da ARCON-Pa, Denise Pimenta participou do evento, e comenta sobre a importância desta discussão, “É de fundamental importância trazer esta pauta para a sociedade para que Governo e instituições possam juntos garantir os direitos e a promoção da acessibilidade às pessoas com deficiência”, comenta Denise Pimenta.

A Arcon trabalha em parceria com a Sespa para agilizar o acesso à carteirinha às pessoas com deficiência. Para solicitar ou retirar o documento o usuário que tem direito ao benefício deve procurar a uma das Unidades de Referência Especializada – URE/ da Secretaria de Saúde do Pará (SESPA), ou a um dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS/SESPA, ou ainda à Secretaria de Saúde do município onde mora.

Mais de 40 mil carteiras da gratuidade já foram entregues desde o início do Governo em 2019 até o mês de maio de 2022. O processo de emissão da carteirinha da gratuidade é resultado do trabalho integrado entre ARCON-Pa, órgão financeiro responsável pelo benefício, com o apoio da   Sespa que faz o processo de cadastro após emissão de laudo médico e do Prodepa que confecciona as carteirinhas.

A trabalhadora autônoma, Jackeline Cardoso, que possui deficiência visual recebeu a carteirinha durante a ação da Semana de Acessibilidade do Ministério Público. Ela está satisfeita com o benefício em mãos. “A carteirinha vai me ajudar muito, será uma grande ajuda para deslocamento nas viagens que faço a trabalho. Será uma boa economia”, comenta.

foto Jakeline Cardoso recebendo sua carteira

“Trabalhamos em parceria com a Sespa para agilizar o acesso à carteirinha. Aos beneficiados que não residem em Belém orientamos que procurem as regionais da SESPA de seu município para realizar o cadastro ou retirar sua carteirinha”, esclarece Denise Pimenta, Diretora de Controle Financeiro e Tarifário da Arcon.