Motoristas, fiscais, instrutores e supervisores participaram de treinamento em temas como inglês instrumental, atendimento PCD e responsabilidade civil e criminal
Cerca de 250 profissionais contratados para atuar no Sistema Integrado de Transporte da Região Metropolitana (SIT/RMB), o BRT Metropolitano, participaram de treinamento de boas práticas para a implantação do projeto. Os certificados foram entregues nesta sexta-feira (24), no auditório do Sest/Senat, parceiro da concessionária operacional do sistema, BRT Amazônia.
Motoristas, fiscais, instrutores e supervisores receberam qualificação em temas como inglês instrumental, veículos elétricos, direção defensiva, responsabilidade civil e criminal, atendimento PCD e uso de elevador, legislação e qualidade no atendimento.

Liliane Siqueira é motorista há 23 anos e foi uma das homenageadas durante a entrega dos certificados. “Já trabalhei em São Paulo e estou feliz de ver a valorização profissional. Com essa empresa estou confiante por ser mulher e estar acima de 40 anos. Tenho certeza que vamos somar para melhorar o transporte no Pará com qualidade e excelência”, comentou.

Além dela, o condutor mais jovem e o com mais idade também foram aplaudidos. “Agradeço por acreditarem no meu potencial, sei como é o mercado lá fora e é só o começo de uma longa jornada. Vamos para cima!”, disse Weslley Yan Silva, de 23 anos. Já Antonio Amaral ficou feliz em ver sua experiência reconhecida. “É comum que profissionais acima dos 60 anos estejam fora do mercado de trabalho e vejo oportunidades nesse projeto, estou muito feliz”, celebrou.
A equipe integra o quadro funcional da concessionária que vai operar o serviço, sob a gestão institucional da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon). O diretor geral Eduardo Ribeiro participou da cerimônia e parabenizou a formação dos novos contratados. “Desejamos que conduzam as atividades com o apoio desse parceiro que chega ao Pará para dar um novo sentido ao transporte na Região Metropolitana de Belém. O Governo do Estado priorizou esse projeto nos últimos cinco anos com execução das obras, mas que agora chegamos ao momento decisivo que é a operação do sistema, levando o benefício para a população, com viagens mais rápidas, confortáveis e seguras”, afirmou Eduardo Ribeiro.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Victor Dias, esteve presente no evento e destacou a importância da qualificação profissional. “Diante de um cenário cada vez mais competitivo de emprego, qualificar e melhorar a vida das pessoas é fundamental, para a prestação de um serviço melhor a sociedade. Esses profissionais têm uma grande missão pela frente de fazer o transporte público eficiente e de qualidade”, pontuou o secretário.

A presidente da BRT Amazônia, Milena Braga Romano, parabenizou o time de Recursos Humanos e Operação que está empenhado no processo de implantação do BRT Metropolitano. “Esse projeto que tanto nos desafia a transformar o transporte no estado do Pará. A cada dia somos surpreendidos com a história e determinação que vimos nas entrevistas nos traz muita satisfação e alegria de começar a operação. Com o apoio de todos vamos fazer do BRT Metropolitano um dos melhores do Brasil”, desejou.