Servidores da Arcon conhecem o novo logotipo da instituição

Enviado por dayane.baia em sex, 27/06/2025 - 13:39

Elemento acompanha transformação da Agência e expansão de atribuições regulatórias

Em um momento marcado por mudanças estruturais e ampliação de competências, os servidores da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) conheceram nesta sexta-feira, 27 de junho, o novo logotipo que passará a representar a instituição. A atualização visual simboliza a nova fase da Agência, que fortalece sua atuação nos setores de saneamento, gás natural e Sistema Integrado de Transporte Público da Região Metropolitana de Belém (SIT/RMB).

A Agência foi criada em 1997 com a finalidade de regular, controlar e fiscalizar a prestação dos serviços públicos delegados. Após 27 anos, a autarquia passa por uma transformação estrutural, com o fortalecimento de ações e mudanças na comunicação com seus públicos de atuação. Com design moderno e impactante, o logotipo mantém elementos da logomarca anterior para garantir uma identidade visual forte e memorável.

Lançamento logotipo

Durante a reunião de apresentação do logotipo, foram compartilhados os próximos passos da Agência em relação à concessão dos serviços de saneamento no Pará, bem como ao BRT Metropolitano.

“Vamos ter uma nova relação com a prestação do serviço de saneamento com o público e a regulação feita pela Agência passa a ter uma grande importância para a população. Além disso, deve ser sancionada pelo governador a vinda do BRT Metropolitano, criando uma nova estrutura. Então esse conjunto representa uma oportunidade para o nosso novo logotipo e, a partir daí, vamos iniciar uma vida nova, que requer uma nova postura e comprometimento de todos para que possamos fazer o melhor da Agência para o público”, afirmou o diretor-geral Eduardo Ribeiro.

Para o assistente de Regulação, Pedro Alcântara, a atualização reflete sinais de mudança na cultura organizacional, estimulando mais eficiência, motivação e colaboração na prestação dos serviços públicos. “A nova identidade visual da Arcon ressalta a importância de renovação e modernidade dentro do serviço público. Adequar-se aos novos tempos e abraçar as inovações, sejam elas sociais, tecnológicas ou visuais, como é o caso, é algo que pode inspirar, trazer novos ares e fortalecer o trabalho dos servidores da Agência”, declarou Pedro.

Lançamento logotipo

Novos desafios - Claudio Conde, diretor de Controle Financeiro e Tarifário, destacou a trajetória da Arcon ao longo de quase três décadas. “O logotipo mudou porque a Agência é outra, com o passar do tempo. O planejamento do transporte metropolitano iniciou no passado e agora está sendo estruturado. O saneamento necessita de uma agência reguladora forte com a entrada da concessão com metas estabelecidas. Já se trata da renovação da concessão da energia elétrica, para 2028. Nesse processo, a Arcon deve se inserir com novas exigências”, pontuou o diretor.

O diretor de Fiscalização e Normatização Gilberto Barbosa também enfatizou a importância da Arcon no setor de transportes, que se amplia com a chegada do BRT Metropolitano. “Desde 1999, já falávamos de mobilidade na região metropolitana, com um serviço diferenciado que teria capilaridade e daria a oportunidade para a população pagar uma única tarifa. Hoje é o Sistema Integrado de Transporte Público da Região Metropolitana de Belém. Para a nossa felicidade enquanto servidores do Estado, fomos contemplados com a alteração da lei da Arcon, para termos a regulação, controle e fiscalização desse serviço. Vamos ter maior proximidade com o usuário, será um marco em poder materializar o sistema nessa gestão”, comenta Gilberto.