Operação Semana Santa da Arcon-PA é encerrada com mais de 1 mil abordagens

O trabalho da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado (Arcon-PA) foi intenso nos dias do feriadão da Semana Santa. Nesse período, entre os dias 29 de março e 2 de abril, mais de 1,3 mil veículos que fazem o transporte intermunicipal de passageiros foram abordados e fiscalizados em postos montados nas estradas e no Terminal Rodoviário de Belém. Pelos rios do estado, foi registrado um número de 26,3 mil usuários deixando ou chegando a Belém.

Durante os cinco dias de operação foram aplicados 333 autos de infração, nos oitos postos de fiscalização nas estradas onde estavam os agentes da Arcon. Somente no posto da Policia Rodoviária Federal (PRF), no distrito de Apeú, os fiscais a Arcon-PA lavraram 85 autos de infração e aprenderam quatro veículos que não estavam cumprindo as normas de regulação do Estado – um deles era um ônibus que fazia viagens irregulares para a localidade de Cumaru, no município de Inhangapi.

No modal hidroviário, 19 agentes trabalharam em 11 postos montados incluindo o Terminal Hidroviário de Belém, onde o movimento foi maior durante os dias santos. A fiscalização da Arcon-PA foi intensa no embarque e desembarque de passageiros e na abordagem às embarcações que fizeram o transporte público de passageiros. No total, 5,3 mil veículos entre caminhões, ônibus, vans e carros de passeios utilizaram balsas e ferry boats para as travessias entre municípios ribeirinhos.

A Operação Semana Santa foi encerrada com saldo positivo. “Os pontos altos da Operação Semana Santa, sem dúvida, foram: a baixa ocorrência de transporte clandestino, a presença da Arcon-PA em todas as regiões que sugeriam um grande deslocamento de pessoas em decorrência de eventos, e a participação efetiva e integrada dos órgãos de segurança como Detran, Polícia Militar, Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, GFLU e Capitania dos Portos”, avalia o diretor de normatização e fiscalização da Agência, Karim Zaidan. “Não registramos nenhuma ocorrência grave e conseguimos chegar ao final da operação com o sentimento de um bom trabalho executado pela Agência”, completa.

Texto: Lourdes Cezar - Ascom/Arcon
Fotos: Ascom/Arcon e Arquivo