Operação Semana Santa 2018 da Arcon-PA concentra esforços para garantir viagens tranquilas

Com foco na segurança dos passageiros nas viagens durante o feriado, a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA) inicia nesta quinta-feira (29) a Operação Semana Santa 2018. A ação será realizada até a segunda-feira (2) e contará com 74 agentes, distribuídos em 27 localidades no Estado, realizando fiscalizações intensivas.

Os agentes que realizam o controle do transporte intermunicipal de passageiros estarão atentos às condições de segurança e trafegabilidade dos veículos e embarcações e atuando na coibição do transporte irregular. A principal recomendação ao passageiro é que evite esse tipo de transporte clandestino e só embarque em terminais e portos fiscalizados.

Os pontos de entrada e saída de Belém com maior fluxo de pessoas e os principais balneários do Estado vão contar com a fiscalização da Agência. Pelos rios, aproximadamente 15 localidades vão receber as equipes do modal hidroviário da Arcon-PA. As fiscalizações dos terminais, portos e travessias vão contar com mais de 20 agentes.  Já no modal rodoviário, 12 localidades receberão atenção especial durante o feriado religioso.

Estradas - Equipes rodoviárias volantes e fixas em pontos estratégicos estarão atentas ao aumento no fluxo de passageiros, já esperado para o período, a fim de evitar superlotações e atrasos nas viagens.

O primeiro ponto de estrangulamento da BR-316, próximo ao Pórtico Metrópole, receberá intervenção com a implantação de faixa exclusiva para transportes coletivos. Agentes da Arcon-PA, Guarda Municipal de Belém e Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) vão atuar no ordenamento do local. Ainda na BR-316, no Terminal de Ananindeua, será delimitada uma faixa seletiva para o embarque e desembarque de ônibus intermunicipais e interestaduais. A Agência estará presente, realizando a fiscalização do transporte intermunicipal.

O município de São Domingos do Capim, na região do Guamá, realiza anualmente o Festival da Pororoca e o Surf na Pororoca – a edição de 2018 será entre os dias 29 de março e 1º de abril. Durante o período, agentes de ambos os modais, rodoviário e hidroviário, estarão no município, com a fiscalização intensificada, para garantir a segurança dos viajantes.

Integração - A Operação Semana Santa 2018 será realizada de maneira integrada junto a outros órgãos de segurança. As fiscalizações e ações especiais contam com a parceria da Arcon-PA com Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Detran, Guarda Municipal de Belém, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Marituba (Segmob) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Nas reuniões do grupo de trabalho, foi definida, para organizar o retorno a Belém, a inversão de uma faixa na BR-316. No domingo, das 16h às 21h – ou até quando necessário – a faixa interna do sentido de saída da capital terá seu fluxo invertido. O desvio será do KM-14, no município de Marituba, até o KM-10, em Ananindeua. Os três retornos compreendidos entre os pontos de início e fim do desvio serão fechados para garantir o ordenamento do trânsito. Agentes da PRF e do Detran vão orientar motoristas ao longo da BR-316. A medida visa dar fluidez ao trânsito, evitando congestionamentos.

Já no modal hidroviário, a operação tem o apoio da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH) e da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR).

Serviço: Denúncias e pedidos de informação podem ser feitos pelo telefone 0800 091 1717, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou diretamente no plantão dos pontos de atendimento da Arcon-PA nos terminais rodoviário e hidroviário, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Texto: Vanessa Pinheiro - Ascom/Arcon
Fotos: Arquivo Ascom/Arcon e Vanessa Pinheiro - Ascom/Arcon