Altamira ganha Núcleo Administrativo da Arcon-PA

O município de  Altamira,  no Oeste  do Pará, passou a contar com um núcleo administrativo da Agência  de  Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon). A inauguração do  novo  espaço aconteceu essa  semana, e contou  com a presença do diretor geral da Agência, Bruno Guedes, do diretor de Normatização  e  Fiscalização, Karim Zaidan, da Gerente de Transporte Terrestre da Arcon, Marta Sales, e de representantes dos operadores do transporte complementar do município e região.

O novo espaço fica localizado na sede  do  Núcleo Regional de Justiça e Direitos Humanos de Altamira (Sejudh), o que vai contemplar, não apenas Altamira como também outros municípios daquela região, que antes só poderiam ter acesso aos serviços administrativos prestados pela Agência em Belém.

No local, os operadores do transporte intermunicipal de passageiros e usuários vão encontrar, entre outros serviços, emissão de boletos referentes aos serviços da Arcon, vistoria anual de veículo, guias de fretes série A e C, serviços via E-Protocolo, recebimento de defesas e recursos, reimpressão da DRU e liberação de veículo apreendido em fiscalizações, sejam eles autorizados ou clandestinos.

O diretor Geral da Arcon, Bruno Guedes disse que  o  novo núcleo vai  contribuir  ainda  mais para a agilidade  dos serviços e  proporcionar  maior  comodidade para operadores e  usuários. O início das atividades no escritório de Altamira hoje, marca o alcance de uma meta estabelecida pela Diretoria da Agência, visando a descentralização dos serviços, como uma forma de encurtar as distâncias entre os operadores e usuários dessa região, com o atendimento administrativo prestado pela Arcon. Na região de Altamira existem cooperativas que realizam o transporte de passageiros, e que estão implantadas desde a criação do órgão, e esse foi um dos motivos determinantes para que a Diretoria da Arcon, com o apoio do Governo do Estado, ampliasse o número de escritórios regionais, que hoje já estão estabelecidos em Santarém e Marabá. É importante ainda destacar a parceria da Sejudh que prontamente cedeu uma parte do prédio para que fosse possível a instalação do escritório da Arcon em Altamira. De agora em diante a Agência passa a contar com uma equipe de fiscalização fixa em Altamira e uma equipe técnica realizando a parte administrativa. Com isso, ganha o operador, ganha o usuário e ganha a Agência que consegue minimizar os custos e expandir os serviços.

Descentralização - Esse é o quarto posto descentralizado da Arcon inaugurado  no Pará  em  menos  de dois anos.

Para o diretor de Normatização e Fiscalização da  Arcon, Karim Zaidan , a abertura do núcleo administrativo da Agência em Altamira é mais uma meta cumprida da atual gestão, visando a municipalização dos serviços  do órgão, e atendendo um anseio dos operadores de transporte da região, e com certeza é uma conquista das cooperativas, empresas convencionais e consequentemente do usuário que cada vez mais estará utilizando um transporte seguro e de qualidade.

Com esse escritório em Altamira, a Arcon passa atender mais diretamente os cerca de 40 operadores do transporte intermunicipal de passageiros, tanto do rodoviário  quanto  no  hidroviário naquela região.

Texto: Lourdes Cezar – Ascom/Arcon

Fotos: Ascom/Arcon