dreamfilm

Arcon participa da 6ª Conferência Estadual das Cidades

O Diretor de Normatização e Fiscalização da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado (ARCON) e membro titular da Arcon no Conselho, Karim Zaidan, e a membro suplente da Arcon, Gabriela Pinheiro, participaram da 6ª Conferência Estadual das Cidades, que acontece em Belém e reuniu representantes de 58 municípios paraenses.

Durante três dias, os membros do Conselho debateram nas câmaras setoriais abordando temas ligados ao saneamento, habitação, trânsito, transporte e mobilidade.

Como membro da Câmara de Trânsito, Transporte e Mobilidade, a Arcon/PA, através do diretor Karim Zaidan, apresentou os avanços gestão da Arcon no biênio 2016 e 2017, com destaque para a questão dos atendimentos aos usuários e na municipalização da Agência, que instalou pólos administrativos nas cidades de Santarém, Marabá e na próxima semana em Altamira, e também no aumento no número de agentes em terminais rodoviários e hidroviários no Pará. No que diz respeito às fiscalizações, o trabalho foi intenso nos últimos anos, principalmente no combate ao transporte clandestino de passageiros. Na oportunidade, o diretor também respondeu perguntas e esclareceu dúvidas sobre os direitos dos deficientes sobre gratuidades e sobre a própria atuação da Arcon na garantia dos direitos do usuário do transporte público de passageiros. Para Zaidan, a participação da Arcon na Conferência foi de fundamental importância, já que o Conselho das Cidades é uma ferramenta eficaz para aproximar as entidades e movimentos sociais na apresentação de suas demandas para o Governo Estadual, e no que diz respeito à Agência, no transporte intermunicipal de passageiros contribuímos sempre nesses debates junto à população.

A Conferência foi coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), por meio do Conselho Estadual das Cidades(ConCidades/Pará), que é composto por representantes eleitos nas Conferências Estaduais, sendo 40% do poder público e 60% da sociedade civil.

Ao final do evento foram debatidas e aprovadas as propostas do Pará que serão levadas à Conferência Nacional das Cidades, em Brasília, em 2018. A Arcon foi um dos sete delegados escolhidos no evento para participar da Conferência Nacional e também já garantiu a permanência na nova composição do conselho Estadual.

Texto: Lourdes Cezar – Ascom/Arcon

Fotos: Ascom/Arcon