Início » Noticia » Prazo da carteira de meia passagem estudantil foi prorrogado

Prazo da carteira de meia passagem estudantil foi prorrogado

A Comissão Gestora Tripartite da Meia Passagem Intermunicipal (Cogmep) e a Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon-PA) informam que a data de vencimento das carteiras de meia passagem estudantil, o Interpass,  com validade até outubro foi prorrogada até o final do mês de dezembro de 2020. Portanto, os estudantes que possuem o benefício poderão continuar usando a carteira no transporte intermunicipal  no deslocamento entre o município onde reside para os estudos em outra cidade.

Em reunião extraordinária, a Cogmep, composta pelos operadores dos transportes intermunicipal, sindicato estudantil e governo do Estado, decidiu prorrogar a validade do  uso das carteirinhas de meia passagem intermunicipal,  diante do ano atípico na educação no Estado do Pará por conta da pandemia da Covid-19.

“Chegamos ao consenso de que era necessário prorrogar o prazo de vencimento das carteiras,neste ano tão difícil que levou a suspensão das aulas, e a necessidade de adequação do calendário estudantil, para que os alunos não fossem prejudicados em seu direito de deslocamento para os estudos”, esclarece Denise Pimenta, Diretora do Conselho Financeiro e Tarifário da Arcon.

As empresas de transporte intermunicipal foram orientadas a aceitar a carteira da meia passagem estudantil neste tempo de suspensão das aulas presenciais, mediante comprovação dos alunos. Denise Pimenta esclarece que o benefício deve ser concedido aos alunos de ensino técnico e universitário das instituições onde as aulas presenciais foram retomadas,  e aos que estão em estágio obrigatório, realizando pesquisas, e em  aulas nos laboratórios. “Eles devem apresentar a declaração da universidade (assina e carimbada) junto com  a  carteira do  interpass  às empresas de transporte intermunicipal para o  uso da meia passagem”.

Os alunos podem  entrar em contato com a Cogmep para fazer o cadastramento, ou a renovação da sua carteirinha, através de  prévio agendamento pelo telefone: (91) 3246-7820 ou (91) 98237-1261, ou pelo    e-mail: arconcogmep@arcon.pa.gov.br