Início » Noticia » Curso de Libras capacita servidores da Arcon
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Curso de Libras capacita servidores da Arcon

A aula inaugural  do curso de Libras foi ministrada pelo intérprete Antônio Junior Lopes professor de Libras da Secretaria de Estado de Educação ((Seduc) na tarde de quinta-feira, 06, no auditório da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-Pa). Os servidores receberam informações sobre o contexto histórico e a importância da linguagem de sinais para promover a inclusão social e melhorar o atendimento às pessoas com deficiência.

“O primeiro passo para a pessoa aprender a linguagem de sinais começa com o olhar sensível, o olhar em que você se coloca no lugar do outro antes de iniciar a comunicação em Libras, por isso estimulamos na primeira aula a dinâmica com expressões faciais”, explica Antônio Júnior.

Os servidores participaram de momentos de interação, com exercícios relacionados à saúde ocupacional, expressão facial e corporal e já tiveram o primeiro contato com o alfabeto em Libras iniciando a comunicação com os sinais. 

O clima foi de animação, como detalha a estagiária de Tecnologia da Informação, Angélica Quadros, “Achei muito importante essa iniciativa que promove a inclusão, a aula foi contagiante, estou animada com a oportunidade de aprender Libras, o professor é bem didático o que nos incentiva bastante”, comenta Angélica.

Para a coordenadora do setor de atendimento aos usuários, Claudia Silva o curso vai qualificar a equipe da Arcon para atender bem as pessoas com deficiência. “Estamos na expectativa de eliminar a grande dificuldade de comunicação que existe hoje com as pessoas com deficiência, visto que a procura é grande por conta da busca de informações quanto as carteiras da gratuidade emitidas pela Arcon”, esclarece Claudia.

O gerente da Ouvidoria da Arcon, Edmilson Souza que incentivou a realização do curso de Libras explica que como órgão regulador, e responsável pela emissão da carteira da gratuidade, o curso de Libras é fundamental para garantir o atendimento aos usuários. “O curso vai preparar o nosso quadro de servidores para oferecer um atendimento acessível a todos promovendo a inclusão social”, finaliza Edmilson. 

O curso de Libras será realizado às quintas-feiras durante três meses, com emissão de certificado aos servidores que participarem regularmente das aulas.