Início » Noticia » Arcon participa de audiência pública sobre tarifa rodoviária intermunicipal em Belterra

A audiência pública foi realizada nesta terça-feira, 12, na Câmara Municipal de Belterra para discutir sobre o aumento da passagem do transporte público privado entre os municípios da região do Tapajós. Participaram da audiência, o  prefeito de Belterra, Jociclélio Macedo, vereadores do poder legislativo de Belterra e Mojuí dos Campos, representantes da sociedade civil, e da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará - Arcon com a presença da Diretora do Conselho Financeiro e Tarifário, Denise Pimenta.

Denise Pimenta  esclareceu que identificou a resolução  que autorizou o reajuste da tarifa do valor de 7 para 8 reais  em  publicação no Diário oficial do Estado no período de transição do governo. Mas que ainda conseguiu atender o pedido dos vereadores, e suspendeu o reajuste por 90 dias. Isto porque a Arcon possui um grupo técnico que avalia os dados das operadoras para calcular o valor da tarifa, e que a Arcon é uma agência de fiscalização. Mas se propôs a enviar as reivindicações com a máxima urgência para a diretoria geral, em Belém.

De acordo com a representante da Arcon, Denise Pimenta, o cancelamento do aumento no reajuste não está descartado. "O reajuste de passagem é solicitado pelos operadores, mas nós estamos aqui para ouvir a sociedade e a partir daí vamos levar as reivindicações para avaliar e ver o que podemos estar melhorando", esclareceu Denise.

Participaram da audiência,  o prefeito de Belterra Jociclélio Macedo, o vice-prefeito Davirley Sampaio,  os vereadores Sérgio Cardoso, Braga dos Povos, Helivelton Noronha, Amarildo Rodrigues, Alaildo Abreu, Jonas Palheta e  Aleuda Pedroso e Jurandy Dantas. Representantes da Sociedade Civil Organizada de Belterra, os empresários André Lobato (Nacional), Fernando Gregório (Shalom), Adamor Rocha (Viação Machado) e Daniel Ribeiro (Pepa Transportes),  as representantes da Agência de Regulação e Controle de Serviços públicos do Estado do Pará - ARCOM, nas pessoas das senhoras  Denise Pimenta e Hitatiana de Castro, e os vereadores do Município de Mojui dos Campos; Beto Farinha, Izailton e Arnaldo.

Ao final da audiência ficou acordado que no prazo mínimo de 15 dias, as propostas e sugestões apresentadas serão avaliadas e transformadas em um relatório, que será encaminhado à ARCON, para as devidas providências.