Início » Noticia » Arcon participa de ação integrada para coibir as viagens intermunicipais

Arcon participa de ação integrada para coibir as viagens intermunicipais

As equipes de fiscais da Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-Pa) atuam desde quarta-feira (08), na operação integrada com os órgãos de Segurança Pública do Estado que inclui as  Polícias Civil e Militar, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o Corpo de Bombeiros, e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran),para coibir a saída do transporte intermunicipal de passageiros durante a Semana Santa, em cumprimento ao decreto, n°609, do Governo do Estado do Pará.  O ato administrativo restringe a saída intermunicipal de pessoas por meio rodoviário e hidroviário no feriado, de 08 a 13 de abril, para conscientizar a população sobre o isolamento social como medida de prevenção ao Covid-19, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

O diretor de fiscalização da Arcon-Pa, Ivan Bernaldo, revela que a missão dos fiscais na operação é impedir a circulação do transporte de passageiros neste tempo de enfrentamento à Pandemia do novo Coronavírus. “Estamos abordando os veículos como ônibus, vans, micro-ônibus e os táxis que tentam fazer o transporte de passageiros para o interior do Estado no feriado, e orientando a retornarem. Apenas o transporte de cargas, os veículos que levam profissionais de serviço, mediante comprovação, e os pacientes para Tratamento Fora de Domicílio (TFD), estão sendo liberados conforme determina o decreto”, reforça Ivan Bernaldo.

A vigilância das equipes de fiscalização ocorre por 24h nas estradas estaduais, e na Br-316, no km 18, em Benevides. Somente as viagens entre os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides estão mantidas. Nos portos e terminais do Estado, os fiscais realizam rondas diárias para barrar qualquer tentativa de saída de viagens intermunicipais.

“Desde o início da operação na quarta-feira (08), até hoje, sábado (11), apenas um veículo clandestino foi apreendido. Um micro-ônibus que pretendia levar 15 passageiros para o município de Bujaru e Concórdia do Pará”, revela José Cruz Júnior, Fiscal da Arcon-Pa. As saídas intermunicipais estão restringidas até a próxima segunda-feira (13). A operação retorna seguindo as mesmas determinações do decreto governamental no feriado de Tiradentes, de 17 a 22 de abril.