Início » Noticia » Arcon inicia operação de travessia de balsas no Porto de Icoaraci
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Arcon inicia operação de travessia de balsas no Porto de Icoaraci

 

 A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon-Pa) iniciou na manhã desta segunda-feira, 15, no porto de Icoaraci  a   travessia  via ferry boat para Barcarena.  A  embarcação  sai  do Distrito com destino ao porto do Trambioca, em Barcarena. A primeira balsa saiu  por  volta das 8h da manhã, antes do horário previsto devido a agilidade no embarque dos veículos que ocorreu sem  contratempo.

Com a nova  alternativa  a população que precisa se deslocar para os municípios afetados com a queda da Ponte do Rio Moju,  passa a contar hoje com três portos em operação para atender a demanda de veículos com destino a região nordeste do Estado. O Gerente de Transporte Hidroviário da Arcon, Antônio Paulo  Monteiro de Souza informa que até quarta-feira, deve  entrar em operação um quarto porto, em Belém,  para garantir a travessia até Barcarena, é o porto do Arapari, localizado na av. Bernardo Sayão.

“No porto de Icoaraci estamos  atendendo, preferencialmente, os caminhões pesados (carretas e caminhões ¾). Os caminhões  bi-articulados e articulados devem ser  direcionados para a travessia no porto da Celte, onde foi disponibilizada uma   balsa com maior capacidade para atender  os  veículos longos”, explica Antônio Paulo.  Os veículos leves continuam sendo atendidos no porto do Henvil, e  na quarta-feira, 17, também poderão se dirigir ao   porto Arapari.

O Diretor de Fiscalização da Arcon, Ivan Bernaldo esclarece que com a alternativa do porto de Icoaraci,  as filas de caminhões estão sendo eliminadas, e  deve ser zerada  até o final desta semana, com a entrada em operação dos portos do Arapari e do Bannach  na avenida Bernardo  Sayão. “Com esta situação o atendimento a população será normalizado garantindo a travessia para quem precisa se dirigir para Barcarena e  outras regiões do Estado afetados com a queda da Ponte do Rio Moju”, conclui Ivan.

Horários de travessia:

Porto de Icoaraci  para Barcarena: 9h, 11h, 13h, 15h

 

Porto Trambioca (Barcarena) para   Icoaraci:  7h, 9h, 11h,13h.

 

A Arcon conta com equipes de fiscalização nos portos. Os usuários podem fazer denúncias e reclamações por meio do número da Ouvidoria do órgão: 0800-0911717