Início » Noticia » Arcon firma convênio com Ourilândia do Norte para delegar ações de fiscalização

Arcon firma convênio com Ourilândia do Norte para delegar ações de fiscalização

Em busca de parcerias para cobrar segurança e qualidade no transporte intermunicipal pelo Estado do Pará, a Agência de Regulação Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon-Pa) está realizando convênios de cooperação técnica com as prefeituras dos municípios.  O acordo delega às administrações municipais o poder de agir nas suas cidades para zelar pela qualidade dos transportes intermunicipais.  De acordo com Ivan Bernaldo, diretor de fiscalização e normatização da Arcon-Pa, em 2019 já foram realizados convênios com os municípios de Marabá, Paragominas, e nesta primeira semana de dezembro com a prefeitura de Ourilândia do Norte.  “A proposta é garantir aos usuários paraenses a presença de um órgão regulador e fiscalizador nos municípios aonde ainda não um posto fixo da Arcon, amparando os direitos do consumidor com o apoio da prefeitura local”, explica Ivan.

O prefeito de Ourilândia do Norte, Romildo Veloso assinou o convênio de cooperação técnica com a Arcon-Pa. O convênio dará a atribuição de fiscalizar ao Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Público de Ourilândia do Norte após capacitação e treinamento que será fornecido pela Arcon-Pa.  “A partir da assinatura do convênio, os agentes públicos de Ourilândia do Norte   farão um curso de capacitação. “Após esta fase, os agentes da prefeitura terão o poder de multar e notificar as empresas operadoras do transporte intermunicipal”, explica o gestor.

A delegação da atuação das agências reguladoras aos municípios está respaldada amparada por lei federal 8.666, de 21 de junho de 1996,  garantindo  às  agência o repasse aos municípios o poder de  fiscalizar o transporte público intermunicipal. Um dos benefícios deste convênio de cooperação técnica será aumentar a presença da fiscalização e arrecadação, além de garantir   ao usuário a segurança no transporte intermunicipal, com ações de fiscalizações em áreas nunca antes não atendidas. “Com o convênio a prefeitura poderá coibir as infrações contra a segurança e os direitos dos usuários nas estradas estaduais coibindo irregularidades e, inclusive impedindo a circulação do transporte clandestino e outras irregularidades enfrentadas pelo usuário”, conclui Ivan Bernaldo.