Início » Noticia » Arcon entrega novo modelo de carteiras de gratuidade às pessoas com deficiência

Arcon entrega novo modelo de carteiras de gratuidade às pessoas com deficiência

A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA) iniciou nesta segunda-feira, 24 de junho, no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania – CIIC (Av. Almirante Barroso), a entrega das novas carteiras de gratuidade para pessoas com deficiência cadastradas no município de Belém. O novo modelo de carteira é uma iniciativa pioneira. Possuem o QR Code que pretende coibir as falsificações e garantir o acesso gratuito dos usuários ao transporte intermunicipal de forma moderna e segura. O documento traz além do QR Code, a foto do beneficiário podendo  ser usado tanto no transporte terrestre, quando no hidroviário, em todos os 144 municípios do Estado do Pará.

Para Maria do Socorro do Nascimento Lima, mãe de Maria Sheyla,o benefício da carteirinha que dá direito à viajar sem custos com direito a acompanhante foi uma conquista para as pessoas com deficiência. "Minha filha e eu estamos muito satisfeitas com a carteirinha que vai garantir maior lazer a ela, e atender a outras necessidades. Ela adora viajar, com a carteira na mão  vai aproveitar as férias para visitar familiares no interior do Estado", comenta Maria do Socorro.

Clenilson do Rosário Ferreira, também está satisfeito com o benefício da gratuidade. Ele possui deficiência motora, e está desempregado. De posse da nova carteirinha  da  gratuidade vai aproveitar para viajar pelos municípios do Pará em busca de trabalho.

A solenidade de entrega contou com representantes dos órgãos parceiros que trabalharam no processo de  emissão da carteirinha. Estiveram presentes: o diretor-geral da Arcon-PA, Eurípedes Reis, diretor de fiscalização da Arcon-PA, Ivan Bernaldo, a promotora de Justiça Elaine Castelo Branco, titular da Promotoria de Justiça de Defesa das Pessoas com Deficiência, Iracy Tupinambá, Sespa,  José Neto, diretor executivo do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação-CIIR e a diretora de Controle Financeiro e Tarifário da Arcon-PA, Denise Pimenta. O decreto 1.935/2017 regulamenta as isenções no serviço de transporte intermunicipal de passageiro tanto para viagens rodoviárias, quanto hidroviárias. O ato obriga as empresas de transporte intermunicipal a reservar antecipadamente, por viagem, 15% do número total de assentos dos veículos para as pessoas com deficiência.

A diretora de Controle Financeiro e Tarifário da Arcon, Denise Pimenta esclarece que o serviço foi 100% custeado pela Arcon, e realizado em parceria com o Ministério Público do Pará, Sespa e Prodepa que foi responsável pela confecção das carteiras. "Nós comemoramos este momento tão aguardado pelas pessoas com deficiência, conseguimos em pouco tempo de governo iniciar esta entrega de mais de mil carteiras, um benefício tão esperado por muitas pessoas com deficiência que agora poderão utilizar o transporte público intermunicipal , sendo o benefício estendido ao acompanhante nos casos identificados e aprovados por laudo médico", declara Denise Pimenta.

A promotora Elaine Castelo Branco elogiou o compromisso do Governo do Pará em garantir o benefício às pessoas com deficiência, e realizar a entrega das carteiras desta primeira leva das carteiras em tempo hábil. "Existia uma demanda reprimida ainda da gestão anterior, mas graças ao comprometimento do Governador Helder Barbalho e sua equipe este momento representa uma vitória para as pessoas com deficiência, e o Ministério Público continuará acompanhando junto à Sespa e Arcon-PA para que o benefício seja garantido à todos que procurarem seus direitos" , reforça a promotora Elaine Castelo Branco.

A ação realizada no CIIC se estenderá até amanhã, terça-feira,(25). Após esta data, as carteirinhas poderão ser retiradas na Unidade de Referência Especializada – URE onde o usuário realizou o seu cadastro para ter acesso ao benefício.

Serviço:
Horário: 8h às 12h - 14h às 16h
Local: Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), av. Almirante Barroso, 1765, entre travessa Angustura e Barão do Triunfo, bairro do Marco, Belém.
Documentos necessários: RG ou Certidão de nascimento carteira de gratuidade antiga (caso possuir)