Início » Noticia » Arcon anuncia mudança nas viagens para o Marajó

Arcon anuncia mudança nas viagens para o Marajó

A Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon), anuncia a redução do número de viagens intermunicipais no transporte fluvial diante da   solicitação das empresas operadoras: Banav, Arapari, Master Motors e Navetur que fazem linhas para a ilha do Marajó. Nesta fase de enfrentamento da pandemia do Covid -19, os empresários identificaram queda de 50% no número de passageiros   o que provocou a necessidade de diminuir a quantidade de viagens diárias.

O diretor-geral da Arcon, Eurípedes Reis acatou ao pedido das empresas de navegação devido a baixa circulação de passageiros neste tempo de isolamento social para evitar o contágio pelo Coronavírus. “Esclarecemos que os usuários devem ficar tranquilos, pois as viagens continuarão sendo realizadas porém com redução de horários, mas o serviço do transporte hidroviário intermunicipal para o Marajó será mantido”, garante Eurípedes Reis.

Carlos Banach, proprietário da empresa de navegação Banav que faz viagens para o Marajó explica que a queda no número de passageiros não justifica manter as viagens por navio, por isso serão mantidas apenas as lanchas em dois horários por dia. “A redução no número de viagens diárias foi necessária  para evitar grandes prejuízos, principalmente, diante do alto custo do diesel neste período que o mundo inteiro combate o novo Coronavírus” explica Carlos Banach.

Nesta segunda-feira,(23), as viagens programadas para o Marajó foram realizadas normalmente com saídas do Terminal Hidroviário de Belém, apesar do número reduzido de passageiros. Mas a partir de amanhã (24), os usuários precisam ficar atentos aos novos horários oferecidos pelas empresas operadoras.

A empresa Master Motors (Golfinho) oferecerá as  viagens  Belém/Soure  nas segundas, quartas e sextas-feiras às 8h40, e no sentido Soure/Belém às 5h30.

As empresas Arapari e Banav vão realizar as viagens através de lanchas em dois horários:  7h e 14h30, no sentido:  Belém/Porto de Camará (Salvaterra),e Porto de Camará/Belém saída às 6h15 e 14h30. A viagem de navio foi retirada devido a  baixa demanda de usuários.

A Navetur empresa que faz viagem Belém/Ponta de Pedras suspendeu todos os horários da linha neste período de recomendação de isolamento social.

A Arcon reforça que mantém a equipe de fiscalização  atenta  as recomendações  de higienização pelas  embarcações  para a segurança dos usuários, e da tripulação conforme determina o decreto governamental. Dúvidas e reclamações dos usuários quanto aos serviços de transporte público intermunicipal podem ser feitas pelo número 08000911717 ou no e-mail: ouvidoria@arcon.pa.gov.br.